quarta-feira, 12 de julho de 2017

Mané guarda moedas numa lata de ferro em casa. A cada 6 meses, aproximadamente, quando a lata fica totalmente cheia, ele monta uma operação de guerra para separa e contar o dinheiro. Toda família participa, todos são recompensados depois. Com o dinheiro separado por valor e contado, Mané se dirige a uma das inúmeras padarias do bairro e pergunta se alguma delas tem interesse pelo troco. Todas têm, mas cada uma reage de um jeito: uma vai contar só amanhã, outra só quer as moedas de 1,00 e 0,50, outra diz que está sem dinheiro no caixa e a última, através de uma representante chamada Elisangela que sorria muito, não só disse que queria as moedas como disse também que Mané ganharia 1 pastel de Belém a cada 50,00 reais em moeda que ela contasse. Mané topou na hora e ela pediu que ele retornasse mais tarde. Uma hora e meia depois, Mané deitado com um livro na frente, toca o telefone: - seu Mané? - sim? - Elisangela da padaria...contei as moedas e deu um problema. - qual problema? - eu contei 7,25 a mais que o senhor - ah é? E qual o problema? - como fazemos? - como fazemos? Você me paga 7,25 a mais do que eu marquei no papel - Ah, (rindo muito), ótima solução, eu lhe pago então 7 a mais porque não vou ficar lhe devolvendo moedas, o Sr. já trouxe tantas aqui, não vai querer levar uma moedinha -... - e tem mais uma coisa -...sim? - o sr vai ganhar 18 pastéis de Belém, mas teria direito a 18 e meio...como fazemos - você me da os 18 e mais uma metade que a gente pode cortar na hora - e a outra metade? - você come..., pode ser?, e eu te pago meio pastel de Belém, o que acha? - Ah (rindo feliz), claro que sim, ótima solução, até já então. 04/06/2017

Nenhum comentário: