sábado, 25 de setembro de 2021

Pelo meio da manhã Mané desceu com Milu pra passear. Ao chegar no térreo numa área que tem bancos ele vê o marido da velhinha fujona do post de ontem, sentado, tomando sol. Mané o saúda e depois de algumas explicações ele é identificado: Oi vai passear com o cachorrinho, senta aqui, tô tomando um pouco de vitamina D. O homem brinca com Milu e elogia o pelo macio. Mané pergunta como ele vai, como vai a esposa e ele diz que está tudo bem, que estava cansado da pandemia, de ser surdo, de enxergar mal e de ser enganado pela esposa. Enganado pela esposa, o que é isso? Ah, nem te conto, ele disse num tom de voz que podia ser escutado no oitavo andar, veja só, hoje eu estava com um soninho, sabe eu acordo todo dia as cinco da manhã, quando chega às dez eu gosto de puxar uma pestana antes do almoço e eis que ela, toda carinhosa, me levou até a cama, me cobriu direitinho e quando eu já estava embalando, ela deu um beijinho e disse que ia até a vizinha. Mas, veja, eu não estava ainda dormindo, vi que ela vestiu casaco, sapato, pegou a bolsa e saiu. Você acha que precisa de tudo isso pra ir até a vizinha? Dito e feito, levantei e saí sem avisar a auxiliar, fui até a vizinha e cadê ela? As duas tinham saído! Fiquei tão bravo que resolvi descer aqui tomar um sol e esperar por ela, quero ver a explicação que ela tem pra me dar. Mané já não sabia onde se enfiar quando chega a faxineira esbaforida: mas o senhor, hein? Deu pra fugir agora? Sua esposa tá lá em cima tocando o terror em mim, dizendo que deixei o Sr se perder, vamos subir, vamos, ela foi levar uma bolsa pro conserto e quando voltou e viu que o Sr tinha sumido quase teve um treco. Ele levantou do banco tão rápido quanto podia, lanentou-se com Mané, cê viu, eu já desconfiando da minha velha, olha nem comenta com ela que eu me abri com você, que vergonha, a gente vai ficando bobo além de surdo e meio cego. E Mané já com Milu no colo respondeu, altivo: sou como um túmulo, isso fica só entre nós! E ele: ah, mas na minha idade você vem me falar de túmulo? 01/06/21

Nenhum comentário: